Qual a relação da alimentação e o câncer?

Nosso organismo está constantemente se renovando; uma célula origina duas que originam quatro, e assim por diante. Nesse processo de reprodução, pode ocorrer algum defeito na formação e composição deste material genético, o qual pode não evoluir, recebendo a denominação de benigno. Contudo, existem células cancerosas que conseguem se alimentar e proliferar de forma desordenada, podendo atingir todas as partes do corpo.


A princípio, esse conjunto de doenças está ligado ao envelhecimento celular, mas cada vez mais surgem casos diagnosticados em crianças e adolescentes. Isso ocorre, no universo de vários fatores, em razão de uma alimentação desregrada. A alimentação é a energia utilizada em todo o processo metabólico e reprodutivo no corpo humano, tudo o que se consome vira energia. Somos como uma televisão que ligada à tomada, e recebendo energia, consegue funcionar; se você ligar este aparelho que foi feito para funcionar em 127V em uma tomada que tem energia de 220V, ele pode queimar.


Para nossa sorte, somos uma máquina perfeita que na maioria das vezes consegue equilibrar a energia que recebemos em excesso e quebrar aquelas de ruim qualidade. O problema é que se vem forçando demais o limite de adequação do corpo humano com o uso de alimentos que têm uma composição elaborada quimicamente. Isso confunde a formação celular, diminui o poder antioxidante do organismo impedindo a sua função – defender as células saudáveis. Nessa visão se tem uma organização celular inadequada mais forte do que o sistema imunológico, DNA modificado e reproduzindo de forma desenfreada.


Silenciosamente esse problema vem agravando a saúde da população mundial que muitas vezes tem uma surpresa já com o estado avançado da patologia que possui mais de 100 variantes e pode ser fatal. Deve-se redobrar o cuidado com os alimentos que passam por processo industrial e que duram mais do que dois dias. O excesso de consumo de açúcar não é a origem para um tumor, mas o alimenta se já existente. O médico alemão Otto Heinrich Warburg, levou o prêmio Nobel de Medicina, ao confirmar que esse tipo de célula absorve açúcar 200 vezes mais rápido do que as células saudáveis. Aqui destacarei alguns alimentos consumidos mundialmente em excesso, no final do artigo. Agora vou falar do que pode te ajudar a proteger o seu corpo.


Os alimentos vivos, conhecidos como alimentos crus, são a principal fonte de nutrientes com uma digestibilidade correta pelo organismo humano. O Dr. Edward Howell, na década de 80, desenvolveu uma pesquisa relacionada à temperatura dos alimentos e constatou que acima dos 45 graus as enzimas presentes dos alimentos são destruídas parcialmente e, em alguns casos, totalmente. Essas enzimas basicamente são produtos de micro-organismos que fazem parte dos alimentos e que tem a função de levar os nutrientes mais rápido para exercer as suas funções no metabolismo humano. Recomenda-se o consumo de 30%, na dieta, de alimentos vivos, principalmente frutas, legumes, nozes e sementes. Os cuidados com esse tipo de alimento devem ser rigorosos – sublinho que a melhor escolha é sempre o orgânico, pois acredita-se no cuidado higiênico e ausência de químicos desde a sua produção até chegar à sua mesa. Complementando os que são saudáveis, destaco os alimentos que vêm da terra, a exemplo de raízes e grãos, pois fornecem uma boa qualidade de nutrientes, mesmo após o aquecimento, e são de grande importância para complementar um hábito alimentar saudável.


Destaco que você não deve alterar seu planejamento alimentar sem procurar um nutricionista, estou falando de uma forma geral, considerando as limitações de cada organismo. Já afirmo que todos nós devemos ter um controle ao consumir açúcares, frituras e alimentos com gordura hidrogenada. Este último é muito utilizado pela indústria para melhorar a aparência e durabilidade dos produtos: biscoitos, sorvetes, chocolate, macarrão de preparo rápido, temperos prontos, fast-foods, achocolatados prontos, margarina, etc. É aqui onde mora o maior problema do retrocesso da alimentação, dificultando o funcionamento do nosso organismo, confundindo nossas células, formando muito mais rapidamente os tumores e dificultando a vida de muitas famílias no mundo inteiro.


Lembre-se de beber água, ela representa grande parte da composição das células. A nossa qualidade de vida depende muito dos nãos que dizemos para o que não faz bem!



NUTRICIONISTA
JAYME ASSUNÇÃO
CRN: 11090


486 visualizações

Tel: (75) 3024.9108

  • FaceBook
  • Instagram

Rua São Domingos, 341
Feira De Santana, BA 

atendimento@seunutricionista.com

© 2018 por SeuNutricionista.