O que provoca a queda de cabelo excessiva?

Atualizado: 6 de jul.

Para entender bem sobre este assunto, precisamos saber que uma quantidade de cabelos de mais ou menos 50 a 70 fios pode cair naturalmente a cada dia. Sendo assim, queda de cabelo é tão natural como piscar, ok? O problema é o excesso, que por muito vem se fazendo presente na vida de mulheres e homens. Existe uma predisposição genética e também relação com produção hormonal, alergias, stress, sono, hidratação, alimentação, temperatura do ambiente e até mesmo utilização de medicamentos, infeção viral/bacteriana, patologias crônicas e drogas ilícitas/lícitas.


Quem tem um estilo de vida saudável com uma alimentação rica em nutrientes que fortalecem o músculo, pele, unha e cabelos, provavelmente terá menor chance de desenvolver problemas de saúde. A queda de cabelos é um dos problemas que tem relação direta com esse fato: qualidade de vida. Acompanho nas consultas, através de uma anamnese comportamentos que ao serem mudados podem melhorar fervorosamente, rapidamente o fortalecimento capilar. Só que, muita gente procura por exemplo, utilizar xampu ao invés de beber mais água, sem perceber-se diante de uma rotina que enfraquece qualquer tratamento. Com o Covid-19, muitas pessoas relataram queda de cabelo após o contato com a doença, e na nutrição/medicina observamos uma correlação com a baixa do suporte da Vitamina D ao sistema imunológico. Não é atoa que um xampu com vitaminas, promete ter efeitos benéficos e pessoas compram, utilizam por meses e não obtém nenhum benefício, recorrendo posteriormente a tratamentos químicos mais caros e cada vez distanciando-se da verdadeira solução: nutrir tecidos, desinflamar o organismo, reduzir stress, dormir melhor, hidratar mais, etc.


A queda de cabelo é cientificamente conhecida como eflúvio telógeno (TE). Essa doença é caracterizada como auto limitante por perda de cabelo difusa dentro de meses de um estressor sistêmico significativo por causa da transição folicular prematura do anágeno para o telógeno (MIECZKOWSKA, 2020). E, na sequência completo com uma análise que diz: "Pacientes com TE, são geralmente mulheres, que relataram ansiedade e insônia, também disseram acordam de repente durante a noite, com a maior parte dos fios caídos (RIVETTI, 2020)." Então, traduzindo e associando o que MIECZKOWSKA e RIVETTI dizem, podemos ver que assim como nós seres humanos temos fases de crescimento, cabelos também. São uma estrutura composta basicamente de proteínas, e a nutrição em suas diferentes fases de crescimento é essencial para a sua saúde. Assim como as plantas devem ser regadas, "cabelos devem ser alimentados". Sempre que perceber uma queda acentuada, procure um profissional.


Diante dessas teorias e da minha prática clínica vou indicar 10 comportamentos que podem contribuir para não somente cabelos mais fortes, mas uma saúde como o todo: 01. Beba água, pelo menos 30ml por kg de peso corporal. 02. Consuma diariamente alimentos crus, que não precisem ir ao fogo.

03. Evite lavar o cabelo com as unhas, imagine o mesmo arranhando a sua pele.

04. Mastigue bem os alimentos e melhore a função intestinal

05. Faça atividade física

06. Creme de abacate(fruta mesmo) para cabelos, já vi gente hidratando assim. Achei interessante!

07. Melhore o seu sono, reduza níveis de stress e evite medicamentos sem necessidade.

08. Entenda, como explicado no parágrafo anterior, que teremos fases em que a queda de cabelo se acentua mais, evitando utilizar xampus químicos para fortalecimento e acabar enfraquecendo mais ainda.

09. Verifique seus exames bioquímicos e caso haja uma deficiência de vitaminas, procurar um profissional para reposição.

10. Seja feliz.


Existem algumas prescrições que nós profissionais da nutrição podemos fazer para acelerar o processo de fortalecimento capilar, que incluem: Ômega 3, Vitamina D3, Colágeno TIPO II, Zinco, Boro entre outras vitaminas e minerais. Só que vale lembrar que suplemento é um complementar para alimentação e jamais substitui a mesma!


JAYME ASSUNÇÃO

CRN 11090








211 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo