É preciso eliminar carboidratos e açúcares totalmente da sua vida?

Atualizado: 8 de Ago de 2019

No princípio da humanidade, acredito que o carboidrato mais utilizado era a frutose. Cozinhar uma batata doce, aipim, inhame e fazer um cuscuz depende de fogo, sendo assim, até onde sei, só se começou a cozinhar alimentos 7 mil anos antes de Jesus Cristo, justificando um consumo de carboidratos proveniente de frutas pelo homem desta época. Após a descoberta do fogo iniciou o consumo dos carboidratos complexos que tem como fonte as raízes. Um outro tipo de carboidrato que vamos falar aqui é o açúcar refinado, esse começou a ser produzido na Índia no século 5 depois de Cristo.


O carboidrato chega ao organismo como substrato para glicose, que mantém nosso cérebro funcionando e participa de toda a produção energética do organismo. Como podemos ver no parágrafo anterior, está presente no metabolismo humano desde a sua origem. Deve-se ter cuidado com dietas zero carboidrato, todo processo deve ser supervisionado para saber de onde o corpo está suprindo a ausência desse macronutriente. Nesta dieta ocidental padrão, deixa-se de utilizar a fonte energética de lipídeos(gorduras) devido ao grande consumo de carboidratos simples e refinados(industrializados), com isso destaco o maior problema da população relacionadas a alimentação: excessivo consumo de produtos alimentícios rico em açúcar industrializado.


Deve-se eliminar sucos de caixinha, refrigerantes, açúcar branco, produtos alimentícios com chocolate artificiais, principalmente da alimentação de crianças. Tem sabor que vicia mais do que muita coisa que existe no mundo, cuide da sua saúde e a da sua família. Eduque as pessoas a se proteger, comendo de forma saudável e equilibrada. A maioria das doenças estão ligadas a hábitos alimentar com excesso de açúcares, tenho alguns textos no blog falando mais aprofundado sobre este assunto, deste perigo e trazendo a possível solução para nos proteger. Uma dessas soluções é eliminar tudo que há de industrializado da sua alimentação, principalmente os de sabor docinho.


Quanto aos carboidratos bons, tudo é equilíbrio. Essa história de zero carboidrato surgiu a partir do excesso, fazendo com que as pessoas fiquem procurando meios de culpar algo que não trás nenhum malefício para saúde. Fazer exercício físico diariamente torna essa fonte energética uma excelente contribuição para as funções vitais do organismo.


Fontes de carboidrato saudável:

  • Batata doce

  • Inhame

  • Aipim

  • Grão-de-bico

  • Aveia

  • Milho


JAYME ASSUNÇÃO
NUTRICIONISTA
CRN 11090



0 visualização

Tel: (75) 3024.9108

  • FaceBook
  • Instagram

Rua São Domingos, 341
Feira De Santana, BA 

atendimento@seunutricionista.com

© 2018 por SeuNutricionista.