• FaceBook
  • Instagram

Tel: (75) 3024.9108

Rua São Domingos, 341
Feira De Santana, BA 

atendimento@seunutricionista.com

© 2018 por SeuNutricionista.

Creatina

Atualizado: 8 de Ago de 2019

A creatina é uma proteína que pode proporcionar rápida melhora em energia e funciona muito bem na explosão muscular. Exercícios de alta intensidade e curta duração como lutas, futebol, tênis, basquete, vôlei, musculação, são algumas atividades onde o processo contrátil do músculo é exigido para utilização de força. Pode ser produto de dois aminoácidos conhecidos como arginina e glicina, sendo neste caso sintetizada no próprio organismo, denominada creatina endógena. Também é adquirida através de alimentos e suplementação, que é a creatina exógena.


Atletas relatam uma recuperação mais rápida entre uma etapa do exercício e outra, sendo hoje, a creatina, considerada nível A em evidências científicas para o aumento do desempenho esportivo. Não vou falar em dosagem, visto que cada pessoa tem uma necessidade, definida pelo nutricionista de acordo com o percentual de massa muscular.


Muito se fala dos riscos para saúde, mas vou focar neste parágrafo dos efeitos terapêuticos que vem sendo uma nova linha de pesquisa sobre essa proteína. Um grupo de pesquisadores avaliou os efeitos da creatina em pacientes acamados e perceberam que o grupo suplementado com creatina teve maior resposta na absorção dos açúcares, com isso, investigou o metabolismo de creatina em diabéticos e também houve um melhor aproveitamento da glicose, através da potencialização do transportador chamado de GLUT4. Imagine um ponto de ônibus lotado de açúcar, de repente começa a chegar um trem que facilita o transporte, mas isso não quer dizer que pode comer mais alimentos ricos em açúcares refinados quando estiver suplementando creatina e sim que, de forma terapêutica, o organismo começa a corrigir as falhas.


Como a creatina contribui para o aumento da massa muscular, ela também é um importante aliado para previnir a sarcopenia, que é a perda da capacidade natural do corpo em formar esse tecido de fundamental importância para nossa locomoção e força. Contudo devemos nos atentar ao contexto de quem pretende utilizar o nutriente, visto que, para metabolizar a creatina de forma eficiente, o metabolismo e órgãos envolvidos necessitam estar saudáveis, principalmente quando em forma de suplemento, que tem uma dose mais concentrada do que em carnes.


Deve-se atentar ao uso de creatina com cafeína, visto que ambos utilizam o mesmo meio de transporte.


JAYME ASSUNÇÃO
NUTRICIONISTA
CRN: 11090

141 visualizações