O que são nutracêuticos?

Atualizado: 8 de Ago de 2019

O termo nutracêutico foi criado em 1989, nos Estados Unidos, pela Fundation for Innovation in Medicine, combinando duas palavras: nutriente e farmacêutico. De forma generalizada, os nutracêuticos são atualmente reconhecidos como suplementos dietários que fornecem de forma concentrada um agente presumidamente bioativo a um alimento, presente na matriz não alimentar e usado para beneficiar a saúde, em dosagens que excedem aquelas obtidas de um alimento normal. (Capítulo 4, Nutracêuticos e substâncias ergogênicas.)

Precisamos de nutrientes desde o princípio da vida, quando, ainda na gestação, a mãe alimenta-se, e ao mesmo tempo alimenta uma nova vida, que utiliza esses substratos para formação de tecidos e sistemas que controlam e são necessários para a vida. Sabendo da importância de determinadas substâncias, surgiram pesquisas sobre o papel de compostos presente em alimentos para o tratamento de patologias e manutenção da qualidade de vida, assim como uma necessidade de aprofundar os estudos científicos de práticas populares, como a utilização de folhas e determinados alimentos para aliviar sintomas e até mesmo curar doenças.

Se um alimento contém 27,3 mg de magnésio a cada 100g, como é o caso da banana, em uma cápsula de nutracêutico, pode conter, por exemplo, uma quantidade de 300mg por dose. Contudo, não é por auto-indicação o caminho para a utilização desse tipo de medicina; procurar um profissional capacitado é o mais seguro a se fazer. Existem efeitos colaterais que vão desde enxaquecas até sobrecarga renal, principalmente se há utilização de outros medicamentos farmacêuticos, aumentando o risco de alguma interação prejudicial.

Com o processo de envelhecimento natural do ser humano, há uma possível redução do aproveitamento de nutrientes, podendo surgir a necessidade de intervenção nutricional para melhorar o nível de saúde do paciente. Também vejo que, diante de pesquisas realizadas sobre o acervo nutricional de determinados alimentos que são produzidos em solo monocultor e que utilizam substâncias químicas para o controle de pragas, existe uma deficiência nutritiva para a real necessidade do nosso metabolismo.

Uma simples suplementação pode restaurar a saúde, evitar patologias e prolongar a vida!

JAYME ASSUNÇÃO
NUTRICIONISTA
CRN 11090





102 visualizações

Tel: (75) 3024.9108

  • FaceBook
  • Instagram

Rua São Domingos, 341
Feira De Santana, BA 

atendimento@seunutricionista.com

© 2018 por SeuNutricionista.