Por que as pessoas engordam?

A maioria de nós sabe que, quando as pessoas se sentem infelizes, ansiosas ou estressadas, muitas vezes procuram alimentos saborosos, em geral ricos em amidos, açúcares e gorduras. Os pesquisadores de Cincinnati mostraram que esse é um padrão observado tanto em animais quanto em seres humanos, o que indica existir uma ligação biológica, e não apenas psicológica, entre o estresse crônico e a vontade de comer alimentos que tendem a resultar no armazenamento de gordura. Mas será apenas isso que fazer o ser humano ficar com sobrepeso ou obesidade?


Quando seu corpo se sente seguro, você tende a queimar gordura, em vez de retê-la. Seu corpo interpreta “menos estresse” como “mais confiante de que vai obter comida” e “menos propenso a enfrentar desafios físicos que requerem armazenamento de gordura corporal”. Portanto, sentir menos estresse transmite ao corpo uma mensagem para queimar gordura, em vez de armazená-la. Sendo assim já observa-se que o "sentir" ou até mesmo seu estado de espírito colabora para armazenar ou não tecido adiposo. Em consultório gosto de utilizar o exemplo do Urso, um grande predador, preparado para enfrentar tempos de jejum. Cerca da metade do peso total dos ursos é composta de gordura e não de músculos e ossos. Comparativamente, o percentual de gordura de uma pessoa saudável pode variar entre 8% e 35% segundo a literatura. Eu gosto da casa de 10% a 20%, facilita muita coisa em nossa vida, como por exemplo correr, olhar no espelho e sentir-se bem, melhora o sono, reduz dores no joelho e risco de agravo por infeções bacteriana ou viral.


Os sistema adaptativo dos ursos, que garante que eles não desenvolvam problemas associados à obesidade ou à resistência à insulina não é encontrado em humanos, diversas pesquisas em universidades conceituadas explicam que a gordura do urso é um preparo para que ele fique durante um período(inverno) sem beber, comer, urinar e defecar. Nós humanos muitas vezes vivemos desta forma, sem perceber bebemos pouca água, comemos pouco alimento nutritivo, consequentemente existe uma interferência negativa no conteúdo da urina e fezes. Organismo é a palavra que tem proximidade com organizado(a), nós somos um organismo vivo, até que começamos com hábitos não saudáveis que nos aproxima da desorganização, onde o corpo entende que formar gordura é necessário para que nosso medo, stress, ansiedade, desnutrição, catabolismo muscular, sejam supridos de alguma forma.


Outro exemplo que explico em consultório é de um estudo realizado na Universidade Estadual de Ohio onde coelhos comiam a mesma ração e quantidade, ou seja, mesma quantidade de kcal dia, tendo como administração uma forma de aumentar o estresse no grupo B, fornecendo apenas uma refeição dia, com volume maior. O grupo A que tinha 3 refeições por dia, produzia menos cortisol, que é quando o corpo percebe o estresse e o grupo B recebia uma refeição por dia, se estressava mais, com longo período de jejum, sem preparação orgânica. O resultado deixou claro, estresse engorda!


10 MOTIVOS POR QUÊ PESSOAS ENGORDAM:

  1. CONSUMO EXCESSIVO DE CALÓRIAS.

  2. CONSUMO INSUFICIENTE DE ÁGUA.

  3. CONSUMO DE AÇÚCAR.

  4. SENTIMENTOS COMO RAIVA, ESTRESSE, ANSIEDADE, DEPRESSÃO.

  5. MASTIGAÇÃO RÁPIDA E INSUFICIENTE.

  6. TERAPIAS HORMONAIS (DESNECESSÁRIA).

  7. UTILIZAÇÃO DE MEDICAMENTOS QUE DESTROEM O MICROBIOMA.

  8. AUSÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA NA ROTINA.

  9. PATOLOGIAS RELACIONADAS A TIREÓIDE E PÂNCREAS.

  10. BEBIDA ALCOÓLICA.






NUTRICIONISTA

JAYME ASSUNÇÃO

CRN 11090


358 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo