Nutrição no pré e pós-operatório

Atualizado: 15 de Jan de 2019

Durante a vida estamos sujeitos em haver necessidade de uma intervenção médica, seja para uma correção vital ou por estética. A cirurgia segundo Aurélio é: Arte de curar doenças por processos operatórios. Pode ser uma surpresa, quando há um problema repentino de saúde ou com agendamento para ser realizada a operação. Em ambos os casos existem varias necessidades de evitar complicações e também de acelerar a recuperação. Aqui vamos discorrer fatores emocionais, anti-inflamatórios, construtores tecidual e nutrientes necessários para facilitar a recuperação do paciente cirúrgico.

Segundo Rene Dubos, frequentemente os pacientes admitidos em uma instituição hospitalar, ao serem submetidos a um procedimento terapêutico, apresentam-se, muitas vezes sem informações e orientações necessárias sobre as intervenções. Então vejo que a nutrição adequada está sujeita a não ser aplicada devido a falta de conhecimento do necessitado(a), sendo que a sobrevivência do ser humano saudável depende da capacidade de mobilização dos mecanismos orgânicos. Quando falamos de procedimentos como angioplastia, revascularização do miocárdio, amputação de membros, cirurgia de mão, remoção de tumor, procedimentos estéticos e até mesmo uma extração do siso, existem recursos para acelerar o processo de cicatrização, melhorando o sistema imunológico e evitando a depleção de massa muscular para os acamados e não acamados.

Alguns passos para o pré-operatório:

1. Procurar um nutricionista capacitado para avaliar o estado nutricional e prescrever o que for necessário para fortalecer o sistema imunológico.

2. Facilitar a irrigação sanguínea, não obstruindo a paredes das artérias, excluindo da dieta as seguintes categorias de produtos alimentícios: refrigerantes, doces, cereais refinados, alimentos processados e também evitar excesso de colesterol e carne vermelha.

3. Junto ao profissional, ver a quantidade necessária dos seguintes grupos alimentares: Frutas, hortaliças, aves, peixes, lácteos desnatados e óleos vegetais.

4. Não ingerir bebidas alcoólicas. Estudos comprovam que mesmo moderadamente, está sujeito gerar uma deficiência da vitamina B1 e do Zinco, que são altamente importantes na produção enzimática, que por sua vez, atribui funções orgânicas aos nutrientes como proteína, carboidratos e lipídeos.

5. Não fumar. O tabagismo reduz a capacidade pulmonar, por onde o oxigênio necessário é distribuído para o corpo humano. As complicações pulmonares despontam entre todas as outras no pós-operatório.

Após uma cirurgia, qualquer pessoa pode ficar mais vulnerável, com seu sistema imunológico baixo e sujeito a outros problemas do ambiente. Com isso, os cuidados devem ser redobrados, proporcionando uma recuperação completa e sem surpresas posteriores. Evitando infecções e complicações.